segunda-feira, 25 de abril de 2016

Esperar


Esperar nunca foi a tarefa mais fácil ou agradável para os seres humanos. Ainda mais nos tempos de imediatismo promovido pelo acesso à internet, basta observar a reação das pessoas quando alguém não responde imediatamente a uma mensagem num dos meios de comunicação instantânea existentes atualmente. A ansiedade é enorme (enviou, recebeu, visualizou, por que ainda não respondeu?)
Sendo um pouco saudosista, lembro de quando trocava correspondências com uma prima e uma amiga. Havia toda uma magia na hora de escrever a carta. Eu pensava no que escrever, que desenhos usar pra deixar a carta fofinha e expressar meu carinho. Tinha aquelas pessoas que até perfumavam as cartas. Esperar pela resposta àquela carta envida, trazia uma felicidade enorme quando, finalmente, ela chegava.
Vivemos num nível de ansiedade muito elevado, o que tem nos causado problemas de saúde e nos feito esquecer do valor das pequenas coisas e dos momentos. Mal conseguimos parar e observar o céu à noite, admirar a natureza, nossas crianças crescendo, etc. Cada dia mais estamos mais e mais atarefados e administrando erroneamente o tempo. Estamos esquecendo que esperar faz parte da vida e ficamos extremamente irritados quando algo demora além do tempo que imaginamos que deveria demorar.
A espera, para muitos, é vista como inercia e os pensamentos que surgem são do tipo:
- Estou perdendo meu tempo aqui esperando.
- Se não tivesse que esperar, eu estaria ...
Esperar é torturante. Nossa mente é constantemente bombardeada com informações, com sugestões e até tentar relaxar e se "desligar" do mundo é visto como algo inapropriado, pois dessa forma se perdem as novidades. Como fica a vida "social" nas redes sociais se não estou online, se demoro a responder? 
Que tal aceitar o desafio de parar, "desligar" e esperar por algo? Já pensou em fazer Yoga? Escrever mais que 180 caracteres? Plantar algo? Realizar uma tarefa manual de construção/elaboração de algo? Cozinhar no lugar de usar comidas industrializadas? Escrever uma carta? 
É difícil? Talvez. É impossível? Não! Inicialmente será penoso, requererá esforço, energia, adaptação, mas no final verá o quanto se perde quando se lança no imediatismo e não consegue esperar por certas coisas.
Precisamos ser pacientes, mas não ao ponto de perder o desejo; devemos ser ansiosos, mas não ao ponto de não sabermos esperar.

7 comentários:

  1. Excelente texto, mais uma vez. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem Sakura! Meus parabéns.
    Você é uma excelente Pensadora.
    Tem muito talento.
    Continue.

    ResponderExcluir
  3. Sak-pyon seus textos como sempre estão maravilhosos, esse assunto então não tenho palavras para descrever o quão atual é e como se encaixa na vida da grande maioria da população. Parabéns pela ótima reflexão em relação a esse assunto. ^^

    ResponderExcluir