sábado, 12 de março de 2016

Autoestima

O que me faz diferente me torna especial! Atualmente, tenho pensado assim. A ditadura imposta pela mídia e por conceitos arcaicos do que é ser mulher, estavam dirimindo minha autoestima.  “O maior inimigo do homem é o homem”, Robert Burton, frase que traduz perfeitamente como podemos no auto sabotar, aniquilando nossa autoestima e trazendo uma percepção errada sobre nós. Eu estava presa a essa armadilha de auto sabotagem, de imposições midiáticas e valores/crenças ultrapassados.
De fato tenho que melhorar, mas tenho conseguido muitos avanços. Minha autoimagem - que era bem distorcida - está mais clara; minha autoconfiança aumentou (agora sei que o que faço é significativo e tenho habilidades para isso e me lanço a desafios maiores); minha autoaceitação está cada vez mais elevada (reconheço minhas qualidades e meus defeitos). Em consequência disso tudo, minha autoestima está cada vez mais elevada.
Parar?! Definitivamente não é a melhor escolha, a vida é movimento e a cada fração de tempo coisas acontecem, mudam, transformam-se. Então, se um dia eu acordar com humor depressivo, é só um dia ruim que pode melhorar se eu me esforçar em fazê-lo mudar, ou mesmo me dar “ao luxo” de ter um dia assim, pois na manhã seguinte verei que a vida sempre reserva a beleza, a felicidade e o amor, basta olhar com as lentes certas. 
Mas, trilho por dias com menos ansiedade, humor depressivo e afins; por dias com mais alegrias, conquistas, amor e afins. Como disse Carl Rogers,  “Quando me aceito como sou, posso então mudar”.

7 comentários:

  1. Lindo texto, como sempre. Devemos sempre nos aceitar como somos e buscar sempre melhorar.

    ResponderExcluir
  2. Seus textos são todos lindos e maravilhosos porque você é um ser maravilhoso. Não esqueça isso.
    Apoio com toda a certeza seu magnifico texto.

    ResponderExcluir
  3. Seus textos são todos lindos e maravilhosos porque você é um ser maravilhoso. Não esqueça isso.
    Apoio com toda a certeza seu magnifico texto.

    ResponderExcluir