terça-feira, 1 de março de 2016

Perguntas


De onde viemos? Para onde vamos? Qual o sentido da vida? Qual o por quê da morte? Por que existem doenças, guerras, fome, miséria, seca, enchente, catástrofes naturais, etc?
São tantos questionamentos!
Mas são eles que tornam a vida interessante, sem eles nunca nos aventuraríamos no desconhecido para buscar entendê-lo. Sem perguntas a vida para. Já há cientistas supondo que as próximas gerações terão um QI menor que o nosso e com tendencia a decair a cada geração, tudo porque a ciência vem resolvendo diversas perguntas e tornando a vida mais fácil para os seres terrestres denominados Homo Sapiens Sapiens. O acesso à informação e a inercia da mente fazem com que paremos de pensar e explorar, pois tudo já está ali.
Daí a importância de viver, de buscar, de ser curioso, de explorar.
Será que ficaremos menos inteligentes? Não sei, mas acho que se isso acontecer surgirão pessoas que não conformadas com o que têm buscarão novas perguntas e assim a busca pelo conhecimento será alimentada novamente.
Gosto de pensar no poeta quando diz que há mais mistérios entre o céu e a Terra que não supõe nossa vã filosofia. 
Será que um dia os seres intergalácticos poderão conviver pacificamente conosco? Será que nosso planeta suportará nossos mal tratos até lá? Será que estou no “mundo da lua”?
Nada mais prazeroso que se perder nas divagações do pensamento.

2 comentários: